Empoderamento psicológico no local de trabalho
Por Pedro Garcia-Marques
O empoderamento psicológico tornou-se uma noção popular na investigação e prática organizacional, pois parece ser o principal fator para motivar trabalhadorxs.
Mas então, o que é Empoderamento Psicológico?
É um estado cognitivo caracterizado por uma perceção de competência, um sentido de significado e impacto do seu trabalho, e uma sensação de autodeterminação. Existe quando umx trabalhadorx: a) se sente competente, logo está mais convencidx de poder realizar um bom trabalho, b) tem um propósito, e consegue alinhá-lo com os objetivos do seu emprego, c) tem um sentimento de liberdade para decidir e atuar. Combinadas, estas facetas convergem em empoderamento psicológico, o que acaba por conduzir a uma orientação proativa e motivada para o trabalho.
Hoje em dia, sabemos que um dos melhores preditores de empoderamento psicológico é uma liderança positiva no trabalho. Mas qual será o estilo de liderança que promove os melhores resultados?
Antes de responder à pergunta, temos de clarificar o que caracteriza cada tipo de liderança:
Liderança de Empoderamento:
Descreve uma liderança “que transfere informação, recursos e controlo para os funcionários (ou seja, delegação de autoridade e recursos)”. A ideia de partilha do poder está no cerne da capacitação da liderança.
Liderança Transformacional:
Consiste numa liderança que motiva e inspira, definindo expectativas, percepções e ambições. É uma liderança que entende cada pessoa como única e estimula a mudança necessária para alcançar os resultados pretendidos.
Liderança de Serviço:
Caracterizada por um forte desejo de servir as necessidades dxs seus trabalhadorxs. É uma liderança que quer que as pessoas evoluam, não apenas para o bem da organização mas para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
Liderança Transacional:
É um tipo de liderança mais comum em organizações altamente estruturadas. Consiste na clareza de expectativas, definição de objetivos e recompensa quando estes são alcançados.
Voltando à pergunta central: qual será o estilo de liderança que promove melhor o empoderamento?
Parece não haver um único estilo de liderança “certa” para estimular o empoderamento psicológico. As lideranças de empoderamento, transformacional e serviço parecem promover o empoderamento. O mesmo não acontece com a liderança transacional.
Assim, podemos aconselhar que cada líder possa escolher e formar-se num destes tipos de liderança se quiser aumentar a motivação de cada um dos seus trabalhadorxs.