Estudando estereótipos de género e preferências de filmes

Por Coletivo Humanário

Um estudo recente investigou se os estereótipos de género quanto à preferência de categorias cinematográficas refletem a realidade. Assim, num primeiro estudo os investigadores determinaram os estereótipos masculinos e femininos sobre preferências cinematográficas (que categorias de filmes são preferidos por homens e por mulheres?). Depois, compararam esses resultados com as preferências reais de outro grupo de participantes, homens e mulheres, ao quais perguntaram que categorias de filmes preferiam.

O estudo revelou alguns resultados:

  1. De forma geral, xs participantes predisseram a direção do estereótipo de género corretamente para 65% das categorias de filmes, refletindo os clichês usuais de que mulheres preferem romances ou dramas e os homens preferem filmes de aventura ou ação.

  2. Mas, xs participantes sobre-avaliaram o tamanho do efeito das diferenças de género nas categorias cinematográficos para 59% dos filmes, ou seja as diferenças estimadas foram maiores que as diferenças reais: as mulheres preferem categorias “femininas” menos que o presumido, e os homens preferem categorias “masculinas” menos do que o presumido. Os autores sugerem que uma das razões para este resultado pode ser o facto de os filmes e anúncios a filmes estarem normalmente dirigidos a homens ou mulheres, sugerindo maiores diferenças nas preferências do que as que existem na realidade; mas também por efeito da desejabilidade social que influencia como falamos e pensamos sobre diferenças de género.

  3. Os homens parecem preferir mais categorias cinematográficas do que as mulheres. Enquanto que os homens mostraram uma preferência forte por 9 categorias (ação aventura, erótica, fantasia, terror, mistério, ficção científica, guerra, western), as mulheres somente mostraram uma preferência forte por 2 categorias, romance e drama.

5 categorias foram consideradas neutras nesta avaliação (ação, comédia, crime, heimat, história e thriller). Os autores sugerem que uma maioria de categorias ser preferida por homens pode refletir o domínio masculino na indústria do cinema, e a desigualdade que existe no ecrã, onde a maioria das personagens com falas são homens. Assumindo que gostamos de filmes que nos permitem identificar com personagens e que temos tendência para nos identificar com personagens do mesmo género que nós, a preponderância de protagonistas masculinos pode ser uma explicação deste resultado.

  1. Quer homens quer mulheres fizeram previsões bastante similares entre si, sobre que categorias cinematográficas homens e mulheres preferem.

  2. Comédia, Thriller e Crime foram as categorias preferidas pelxs participantes de ambos os géneros.

  3. A maior disparidade de resultados ocorreu com categorias de sci-fi e guerra (preferidas por homens) e romance (preferido por mulheres), o que os autores atribuem ao facto destas categorias tocarem nos interesses pessoais que cada género constrói socialmente como seus.


Referências

Wühr, P., Lange, B. P., & Schwarz, S. (2017). Tears or fears? Comparing gender stereotypes about movie preferences to actual preferences. Frontiers in Psychology, 8.

Carlos Costa