Stress ou ansiedade?
Por Coletivo Humanário
Stress e ansiedade são dois conceitos que ouvimos frequentemente no nosso dia a dia, e existe uma linha ténue entre ambos.
Os dois são respostas emocionais, mas o stress é geralmente causado por um “gatilho” externo. O gatilho pode ser de curto prazo — como a pressão de um prazo no trabalho ou escola, ou por uma discussão com alguém — ou de longo prazo — como não poder ou conseguir trabalhar, discriminação ou doença crónica.
Pessoas que vivem em stress crónico apresentam sintomas mentais e físicos, como irritabilidade, raiva, fadiga, dor muscular, problemas digestivos e dificuldade em dormir.
O stress crónico pode acontecer devido a um número de razões sobre as quais podemos ou não ter alguma possibilidade de controlo, desde termos relações de amizade tóxicas, vivermos em pobreza ou precariedade, ou sermos alvo de racismo ou outras discriminações.
A ansiedade, por outro lado, é definida por preocupações persistentes e excessivas que não desaparecem mesmo na ausência de um gatilho.
Mas os sintomas da ansiedade são quase idênticos aos do stress, desde insónia, dificuldade de concentração, fadiga, tensão muscular e irritabilidade.
Tanto o stress leve como a ansiedade leve respondem bem a técnicas semelhantes, como a atividade física, uma dieta nutritiva e variada e uma boa higiene do sono. Estas alterações quotidianas podem ser um bom ponto de partida, mas existem outros mecanismos disponíveis que podem ajudar, como a construção de uma rede social de apoio, meditação e mindfulness, ou passar tempo na natureza.
Quando estas técnicas não são suficientes para gerir o stress e a ansiedade e estes continuam a causar sofrimento no dia-a-dia, é sempre boa ideia pedir ajuda a alguém especializado, que nos ajude a navegar os nossos sentimentos e comportamentos.